Autismo no carnaval: 3 dicas para aproveitar o feriado

O carnaval está chegando, e com ele vem a dúvida: como aproveitar este momento cheio de folia e diversão no contexto de crianças com autismo?

Seja indo a bloquinhos, viajando para novos lugares ou até mesmo reunindo os amigos em casa, uma coisa é certa: todo mundo quer e deve aproveitar o carnaval. Porém, eventos como este muitas vezes deixam de ser motivos de alegria e tornam-se momentos de estresse e frustração para muitas famílias de crianças autistas. Isso acontece principalmente pela quebra na rotina que o feriadão pode trazer, que vem acompanhada pelos diversos estímulos sensoriais proporcionados pelas músicas, cores e texturas desta festividade.

Por apresentar questões sensoriais, aproveitar a folia do carnaval pode ser um desafio para quem está no espectro. A hipersensibilidade e apego à rotina são apenas algumas das características que contribuem para isso.

Entretanto, se essa ocasião for bem planejada, ela pode ser uma ótima oportunidade para usar os estímulos da época ao favor do desenvolvimento da criança.

Por isso, de todas as dicas para tornar esse momento mais divertido para todos, a mais importante é: respeite. O respeito às diferenças, preferências e limitações de cada um é essencial para fazer com que o carnaval seja aproveitado por todos.

Se você convive com uma pessoa autista, sabe quais são os estímulos mais bem aceitos por ela, assim como seus pontos de maior desafio. Tenha em mente isso antes de organizar sua programação de carnaval. E por falar em programação, aqui vão 3 dicas para todo mundo se divertir no carnaval:

Organização

É verdade que a rotina com pessoas com TEA normalmente é desafiadora, principalmente com as crianças no espectro. São muitos os detalhes a serem levados em consideração no momento de experimentar uma atividade, ainda mais se ela for nova para a criança. Por isso, planejar tudo com antecedência pode ser o ponto chave para o sucesso do seu feriadão. Observe sempre se o destino de sua viagem tem tudo o que você precisa para eventuais imprevistos. Nesse caso, é melhor errar para mais do que para menos.

Segurança

Um traço presente na maioria dos autistas é a dificuldade de lidar com situações novas. Não saber o que pode acontecer muitas vezes torna-se um gatilho para crises disruptivas, justamente porque essa pessoa associa previsibilidade à segurança. Então, no caso de uma criança com TEA, por exemplo, deixe com que ela interaja com os elementos e roupas da festa dias antes. Assim ela cria familiaridade com a situação e vai curtir se sentindo muito mais segura e disposta. 

Adaptabilidade

Apesar de todo o cuidado ao montar uma programação para aproveitar as festas, sabemos que planos podem e devem ser reajustados, dependendo da situação. Por isso, não se frustre caso algo precise ser modificado. Esteja de braços abertos às mudanças e não se prenda aos padrões. Por exemplo, para aproveitar o carnaval você não precisa ir para um bloquinho de rua: traga o bloquinho até você! Festinha em casa e com menos pessoas pode ser uma ótima pedida para quem tem receio de levar sua criança para a rua neste período de grande fluxo.

Não deixe de aproveitar essa festividade com quem você ama. Pessoas com TEA também se divertem. Tudo depende de criatividade e uma boa dose de respeito 💙


Fontes

Autistas no carnaval: https://autismoerealidade.org.br/2020/02/06/autistas-no-carnaval/

Carnaval x TEA: https://dradeborahkerches.com.br/carnaval-x-tea/page/11/?et_blog

Pais devem tomar cuidado durante o Carnaval das crianças com autismo: https://www.folhape.com.br/noticias/pais-devem-tomar-cuidado-durante-o-carnaval-das-criancas-com-autismo/257405/

Preparando crianças com Transtorno do Espectro do Autismo para o Carnaval: https://stimulusaba.com.br/preparando-criancas-com-transtorno-do-espectro-do-autismo-para-o-carnaval/

Beatriz Almeida Aguiar
Content Strategy

Formada em Letras pela Universidade Federal Fluminense em Niterói (RJ), migrou da Educação para a área de Tecnologia. Atua como Content Strategy na ODAPP Autismo.