Crianças com TEA expressam emoções por meio de animações

A importância de crianças com TEA expressar suas emoções

A emoção é importantíssima para o desenvolvimento de toda criança, pois ao sair do estado puramente orgânico, a criança é um ser emocional, na qual, lentamente, surge o aspecto racional, por isso é fundamental que crianças com TEA expressam emoções por meio de animações.

No início da vida, a afetividade e a inteligência estão misturadas, ocorrendo o predomínio do aspecto afetivo. Ao decorrer do desenvolvimento infantil, ambas se alternam e se influenciam reciprocamente. Com isso, em cada período ou estágio do desenvolvimento ocorre a preponderância e alternância de um destes aspectos.

É por meio da emoção, que o corpo toma forma e consistência. Wallon (1975), chama este processo de atividade proprioplástica que, ao modelar o corpo através da atividade muscular, permite a exteriorização dos estados emocionais e a tomada de consciência dos mesmos pelo indivíduo. Assim, pode-se afirmar que a emoção é visível, através das modificações que ocorrem na mímica e na expressão facial.

Ao saber da importância das emoções na vida de todo indivíduo, profissionais da área da saúde e da educação estão constantemente em aperfeiçoamento a fim de proporcionar melhores e efetivas estratégias de intervenção. Com isso ressalto um trabalho realizado pelo programa De criança para Criança (DCPC), um projeto que possibilita que crianças com autismo, baixa visão ou com problemas de saúde, escrevam, desenhem e gravem suas próprias histórias.

Como o processo das crianças com TEA funciona para expressar os sentimentos

“Criamos uma ferramenta que possibilita abrir algumas portas que eram difíceis e a partir do momento em que a criança consegue se expressar por um mecanismo que é diferente dos que ela está acostumada. Acredito que a metodologia consegue trazer muita informação sobre como o autista se sente”, afirma Gilberto Barroso, cofundador do programa.

Diversos projetos referentes ao tema e a tantos outros são elaborados no Brasil e sem dúvida enriquecem o trabalho multiprofissional e o desenvolvimento da criança e do adolescente com autismo. Nesse contexto, é interessante conferir o nosso artigo que fala sobre a qualidade de vida para crianças com TEA que é proporcionada por familiares e cuidadores, leia clicando aqui.

Na escola, os professores auxiliam na gravação da história, que é feita pelo celular, e tiram fotos das ilustrações dos alunos. As imagens são carregadas na plataforma do DCPC, onde uma equipe de animadores irá transformar todo esse material em um lindo desenho animado. “O De Criança Para Criança tem o compromisso de tornar acessível todo o conteúdo criado por crianças.

A inclusão faz parte do nosso DNA. Entendemos que a aplicação da metodologia em qualquer ambiente mostra para crianças que não têm as dificuldades que outras têm, que todas possuem potencial criativo. Isso aumenta a autoestima delas e ajuda a criar um ambiente mais inclusivo nas escolas” explica Vitor Azambuja, um dos sócios desse projeto que fez uma grande diferença na vida de muitas crianças com TEA.

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Referências

ALEXANDROFF, Marlene Coelho. O Papel das emoções na constituição do sujeito. Constr. psicopedag.,  São Paulo ,  v. 20, n. 20, p. 35-56,   2012. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542012000100005 >. Acesso em: 10 de jun de 2022.

TUCHLINSKI, Camila. Projeto ‘De Criança para Criança’ ajuda pequenos a falarem sobre sentimentos por meio de desenhos. O Estado de São Paulo, 2022. Disponível em: <https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,criancas-com-autismo-expressam-emocoes-por-meio-de-animacoes-criadas-por-elas-assista,70004052144>. Acesso em: 10 de jun de 2022.

WALLON, H. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Estampa, 1975

Rebeca Collyer dos Santos  
Customer Success

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista e pós-graduanda em Neurociência pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, com cursos na área de Educação Inclusiva pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como Psicóloga na clínica CAEP, em Poços de Caldas (MG) e como Customer Success na empresa ODAPP Autismo.

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