O perfil psicoeducacional revisado (Schopler, Reichler, Bashfod, Lansing & Marcus, 1990), é um instrumento de medida da idade de desenvolvimento de crianças com autismo ou com transtornos correlatos da comunicação. Tal instrumento surgiu em função da necessidade de se identificar padrões irregulares de aprendizagem, visando a subseqüente elaboração do planejamento psicoeducacional, segundo os princípios do Modelo TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children). Entretanto, sua utilização tem sido também estendida a pesquisas nessa área. O PEP-R é composto por duas escalas. A primeira (de desenvolvimento) foi construída a partir de normas estabelecidas empiricamente de acordo com a performance obtida de crianças norte-americanas com desenvolvimento típico. A segunda (de comportamento) baseou-se no CARS (Childhood Autism Rating Scale, Schopler, Reichler & Renner, 1971 e nos critérios de Creak,1961, citados em Schopler e cols., 1990).
Esse instrumento vem sendo usado no Brasil desde 1992 com fins clínicos em sua forma original, porém apenas traduzida, o que aponta para a necessidade de estudos sobre as suas propriedades psicométricas.
Inicialmente serão apresentadas noções sobre o autismo, uma vez que é nesse contexto clínico que o instrumento foi construído, seguindo-se de informações sobre o processo de validação do PEP-R e a sua utilização clinica e em pesquisa. Finalmente, apresentam-se a metodologia empregada no processo de tradução e adaptação para o português e os resultados sobre a verificação das propriedades psicométricas do instrumento.
Fonte: http://universoautista.com.br/oficial/2015/08/09/o-pep-r/