cropped-img-20170227-wa0009.jpgConectamos PROFISSIONAIS (Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais) a CUIDADORES (pais, familiares, educadores e seus assistentes) de autistas por meio espaços físicos, novas metodologias e tecnologias capazes de intensificar a intervenção e melhorar a qualidade de vida das famílias que convivem com pessoas dentro do espectro. Fazemos parte de uma comunidade aberta, colaborativa de pais e profissionais que nos ajudam também a monitorar, organizar e disponibilizar informação útil e relevante acerca do tema. Miguel inspirou o Observatório do Autista® e é personagem frequente em posts e atividades desenvolvidas na comunidade. Atualmente, estamos trabalhando em 3 projetos integrados (2018-2021): (i) um aplicativo para profissionais e cuidadores; (ii) um coworking terapêutico e; (iii) uma plataforma de vigilância epidemiológica.

1O odapp® é um aplicativo gratuito para smartphones que auxilia CUIDADORES (pais, familiares, educadores e seus assistentes) e PROFISSIONAIS (Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Terapeutas Ocupacionais) na Intervenção Intensiva para acelerar o desenvolvimento de indivíduos dentro do Transtorno do Espectro do Autismo. Criado e testado por pais de crianças autistas e profissionais, o aplicativo permite encontrar os melhores terapeutas, elaborar e compartilhar manuais de atividades e folhas de registro autorais e personalizadas. Permite também aumentar a intensidade e frequencia das intervenções realizadas pelos cuidadores em domicílio, na escola ou na clínica com supervisão a distância pelo profissional.

clini

O Angelus é um coworking terapêutico interdisciplinar para crianças com atraso de desenvolvimento e autismo. A ser inaugurado na cidade de Belo Horizonte em 2019, possui 800 metros quadrados com toda infraestrutura física e tecnológica para tratamento integral do autismo por profissionais de várias áreas reunidos num mesmo local: Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Pediatras entre outros. Além disso, o espaço disponibiliza todo o suporte gerencial ao profissional (financeiro, agenda, contábil, clientes), aumentando seu tempo disponível para o mais importante: os atendimentos.

Purple Photo Tech Events Poster

Nossa plataforma de vigilância epidemiológica baseada em machine learning e mineração de dados acerca do Transtorno do Espectro ao Autismo  cresce a partir da coleta, recuperação de informação, mineração de dados sociais, clínicos e visualização computacional para entender o que está sendo veiculado de relevante nas várias mídias e pelas pessoas acerca do tema. Encontra-se em estágio de P&D.

O Observatório do Autista® foi apoiado pelo BioStartup Lab, uma iniciativa da Biominas Brasil e Sebrae Minas, para acelerar o surgimento de startups da área de Ciências da Vida, em parceria estratégica com a operadora de planos de saúde Unimed Belo Horizonte e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais.

downloaddownload (3) download (2) download (1)

 

O Observatório do Autista® foi também apoiado pelo HubSocial, uma instituição sem fins lucrativos que visa fortalecer o terceiro setor, acelerar negócios sociais, fomentar iniciativas de impacto, e gerar transformação positiva através de uma rede de projetos e pessoas comprometidas com o engajamento cívico no Brasil.

images

 

 

Visite também nossa comunidade no Facebook.

Venha fazer a diferença conosco!